Pepsi Pulse

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Com Michael Jackson de anfitrião, favela Santa Marta oferece tour cultural

Entre as favelas cariocas que recebem visitantes, talvez a Santa Marta seja a que tenha mais apelo turístico de todas. Além da localização geográfica privilegiada - aos pés do Cristo Redentor -, a comunidade já foi cenário de clipes musicais, livros e filmes e abriga projetos artísticos interessantes – o que transforma um tour por suas quebradas em um passeio cultural e enriquecedor.
Quem vive no Rio de Janeiro já se acostumou a ver turistas estrangeiros sendo levados para passeios por jipes como se estivessem em um safári, mas esse não é o único jeito de conhecer uma comunidade. Já há alguns anos, a Santa Marta conta com guias locais, capacitados para acompanhar os turistas e apresentar as características e peculiaridades do local.
Um dos marcos na história do morro foi a visita de Michael Jackson em 1996, que fez com que a favela ganhasse projeção internacional e começasse a ser lembrada por outros motivos além do tráfico e da pobreza. A figura do astro, que utilizou o local como cenário para o clipe da música “They Don’t Care About Us”, é bem marcante ali: deu nome à laje em que o vídeo foi filmado, ganhou em sua homenagem uma estátua de bronze em 2010 (um ano após sua morte) e um painel de mosaico de pastilhas criado por Romero Britto, além de ser tema de suvenires das lojinhas de artesanato local.
Após a chegada das UPP’s (Unidades de Polícia Pacificadora) no fim de 2008, a favela começou a transformar sua imagem e a ser vista como um lugar mais seguro, o que levou ao aumento do número de visitantes.
"Em 2007, já fazia tour, mas de 15 em 15 dias. Depois da pacificação, teve um maior fluxo de turistas e hoje chego a fazer até três por dia", relata o guia, DJ e agitador cultural Thiago Firmino, que começou promovendo trilhas, rapel e esportes de aventura no morro. Seus passeios são bem interativos e incluem uma visita à sua própria casa e uma aula de caipirinha que faz bastante sucesso com os estrangeiros.
"Os turistas se sentem mais seguros, porque os guias locais conhecem todas as pessoas da favela", garante Salete Martins, que sempre morou na Santa Marta e há dois anos atua como guia turística. Hoje ela acompanha grupos inclusive para outros pontos da cidade.

Além de atrair mais visitantes, a sensação de segurança fez crescer o número de projetos artísticos e sociais, como o Tudo de Cor Para Você, que já coloriu um terço das casas da comunidade. O projeto visa capacitar os moradores para que os próprios pintem suas moradias e já mudou bastante o visual do lugar. 

Ao longo do tour é possível ver de perto cada uma dessas iniciativas. O ideal é começar de cima para baixo do morro para não se cansar tanto. Para subir, pegue um táxi ou utilize o Plano Inclinado, o elevador da Santa Marta. Ainda assim, se prepare para caminhar, pois boa parte do percurso é feita a pé e pode ser cansativa se o visitante não estiver de tênis e preparado para encarar o sol do Rio de Janeiro (boné e protetor solar são itens essenciais).

Além da famosa laje do Michael Jackson, há outros pontos turísticos na comunidade. No início do passeio, é possível admirar a vista do Rio de Janeiro no Mirante do Pedrão e do famoso Mirante Dona Marta, no topo do morro. Perto da laje, o turista pode visitar a Casa de Cultura Dedé, onde acontecem atividades musicais, e a lojinha de artesanato Mariana Modas, onde é possível encontrar acessórios elaborados pela primeira grife da favela, a Santa Marta We Care (em referência à música do Michael Jackson). 

Além de ser lembrado até hoje pelos moradores e turistas, o "rei do pop" lançou tendência ao visitar o morro e tem inúmeros seguidores. Alguns, como Madonna, foram apenas conhecer a comunidade, outros como Beyoncé, Alicia Keys e Seu Jorge chegaram a gravar clipes por lá também. A Santa Marta também está presente em cenas dos filmes “Velozes e Furiosos 5”, “Tropa de Elite” e “Se Beber Não Case 3”. 

Disqus Shortname

Comments system